terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aprovado na Câmara de Campos o aumento de 17 para 25 cadeiras


Foto de O URURAU
A Câmara de Vereadores de Campos aprovou na sessão desta terça-feira (20/09) o projeto de emenda que altera a Lei Orgânica e aumenta o número de cadeiras no Legislativo Municipal, que passa de 17 para 25 passando a valer já à partir das eleições de 2012. O aumento de vereadores é de exatos 48%, ou seja, o município de Campos, por estar no patamar das cidades entre 450 e 600 mil habitantes, conforme estabelece Emenda Constitucional de 2009.

Por unanimidade o Objeto de Deliberação foi votado na última semana, seguindo para as comissões e retornando para o Plenário, onde foi votado em 1º e 2º turno e sua redação final.

Com isso, para as eleições de outubro de 2012 estarão sendo eleitos 25 vereadores que passarão a exercer o mandato à partir de 1º de janeiro de 2013 com mandato até 31 de dezembro de 2016.

O presidente da Câmara, o vereador Nelson Nahim (PR) destacou que haviam razões que apontavam para a aprovação. “Houve o entendimento por parte de todos que viram a importância de ter um maior número de vereadores aumentando assim a representatividade e dando também maior oportunidade aos menores partidos, pois assim vai cair coeficiente eleitoral. Se o número de eleitores é de 280 mil e dividia por 17, agora é por 25. Devemos destacar também mais uma vez que não haverá aumento de repasse, até porque a Lei não permite e continuam os 5%. Sabíamos que a Câmara suportaria esse aumento, sendo que a única exceção é o com gasto com pessoal, a que o Presidente tem que chegar até os 70% dos recursos. A Câmara tem seu orçamento e é um direito usar da forma que entender melhor”.

Já o vereador e ex-presidente da Câmara, Marcos Bacellar frisou o fato de ter havido unanimidade. “Houve coerência entre a oposição e a situação. Juntos todos vereadores entenderam a importância do aumento de cadeiras e assim ficou decidido”.

Fonte: Site de Notícias URURAU