quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cabral cria Secretaria de Estado de Defesa Civil e antecipa o reajuste salarial de bombeiros

Nesta quinta-feira, o Governo do Estado anunciou a criação da Secretaria de Estado de Defesa Civil e enviou à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma mensagem antecipando de dezembro para julho os seis meses de reajustes salariais para bombeiros, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários.

De acordo com nota divulgada, a secretaria ficará sob o comando do Coronel Sérgio Simões, comandante do Corpo de Bombeiros.
A nota informa ainda que o reajuste para as categorias será de 5,58%, um impacto de R$ 323 milhões no caixa do estado. Somados aos reajustes de janeiro a junho deste ano, as categorias passam a acumular 11,5% de aumento salarial em 2011.
De acordo com o governo, a medida atende a todos os 16.202 bombeiros da ativa, 5.018 aposentados e 1.592 pensionistas. A 39.775 ativos da Polícia Militar, 20.445 aposentados e 13.175 pensionistas. E a 9.254 ativos da Polícia Civil, 5.232 aposentados e 9.688 pensionistas. Além de 4.329 agentes penitenciários da ativa, 1.328 aposentados.
Cabral adia visita à Italva — Em comemoração aos 25 anos da emancipação do município de Italva, o governador Sérgio Cabral iria inaugurar o Terminal Rodoviário e a reforma e ampliação da Escola Municipal Glycério Salles nesta quinta-feira, mas, de acordo com o prefeito de Italva, Joelson Gomes Soares, a movimentação dos bombeiros no Rio de Janeiro teria impedido a viagem do governador.
— Não vamos inaugurar nada porque Cabral pediu para que deixássemos passar ‘essa nuvem’ (fazendo referência ao movimento dos bombeiros). Pelo que ele falou, as inaugurações serão feitas daqui a 15 dias. Acho que o adiamento permitirá que o Centro Administrativo governador Leonel Brizola também seja inaugurado — disse Joelson.