quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sobe para 52 o número de mortes por dengue no Rio de Janeiro

Subiu para 52 o número de mortes por dengue no Rio. De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria estadual de Saúde, em apenas uma semana foram confirmados mais nove óbitos no estado. Ao todo, foram notificados 77.264 casos suspeitos.

A cidade onde foi registrado o maior número de mortes provocadas pela Dengue foi o Rio, com 19 casos. Em segundo lugar ficou São Gonçalo. com oito casos. Também foram registradas mortos em Nova Iguaçu (4), Duque de Caxias (4), Magé (2), Cabo Frio (1), Maricá (1), Mesquita (1), São João do Meriti (4), São José do Vale do Rio Preto (1), Bom Jesus de Itabapoana (1), Itaocara (1), Itaperuna (1), Rio das Ostras (1), Barra Mansa (1), Belford Roxo (1), Campos dos Goytacazes (1).

Ainda de acordo com a secretaria, Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Cordeiro, Guapimirim, Seropédica, Magé, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Mesquita, Vassouras e Cambuci registram epidemias da doença. Apesar disso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde ressalta que continua sendo observada a redução no número de notificações em pelo menos dez municípios.

Mas apesar da diminuição no número de casos, especialistas alertam para o risco de uma epidemia no Rio em 2012 . As estatísticas de incidência de casos na cidade em abril, divulgadas pela secretaria municipal de Saúde, já revelam uma tendência de queda. Mas ainda não dá para comemorar. Para o infectologista Alberto Chebabo, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o grande número de casos pode indicar uma possível epidemia no próximo ano.

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui