INEA e Defesa Civil irão ao Programa falar sobre o período pós-cheias
Arte Ururau
O asssunto das enchentes ganhará um grande destaque no Programa desta sexta-feira (20/01), pois após as inundações vamos saber como a Defesa Civil vem comandando o pós-cheias e também como e quais foram os atendimentos realizados no período crítico. Impossibilitado de ir ao Programa na quinta, o Secretário, Henrique Oliveira confirmou presença nesta sexta e destacará os vários assuntos relacionados ao socorro prestado neste período.
Também estaremos recebendo o Superintendente do INEA, o Engenheiro, Renê Justen, para entendermos um pouco mais sobre os canais, comportas e rios que cortam nossa Região e saber se estamos preparados para nos anteciparmos as cheias e se há alguma coisa a fazer para aumentar a segurança deste moradores.
------------------
Defesa Civil vistoria imóveis para retorno das famílias
Três técnicos da secretaria municipal de Defesa Civil estão na manhã desta quinta-feira (19) na localidade de Três Vendas, zona rural de Campos, vistoriando as casas que foram atingidas pela cheia do Rio Muriaé. A ação visa avaliar a estrutura dos imóveis e garantir o retorno dos moradores. Nesta sexta-feira (20), a equipe retornará à comunidade da Ilha do Cunha, onde técnicos estiveram na quarta-feira (18), sem no entanto, terem realizado a vistoria por causa da umidade dos imóveis.
Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, nas casas em que forem constatadas alterações na estrutura, as famílias serão assistidas pelo Programa de Aluguel Social até que possam ser beneficiadas com casas do Programa Morar Feliz.
"Alguns moradores de Três Vendas já retornaram para suas casas antes que os imóveis fossem vistoriados e desinfectados. Nesse caso, os técnicos verificarão as condições dos imóveis e, estando a estrutura afetada, esses moradores não poderão permanecer nas casas", salientou Henrique.
Ao todo, 100 famílias permanecem em 11 abrigos espalhados pelo município. De acordo com o secretário, mesmo com a estabilidade do nível do Rio Paraíba do Sul, cuja cota registrada na última medição era de 7,50 metros, a Defesa Civil não descarta nova enchente. "Esperamos que não aconteça, mas há a previsão de muita chuva até fevereiro", lamentou Henrique Oliveira.
------------------
Entendendo o INEA-RJ
Atuação descentralizada
O Inea atua de maneira descentralizada por meio de nove Superintendências Regionais e de um Escritório Avançado, correspondentes às regiões hidrográficas e abrangendo todos os 92 municípios do Estado. Esta forma de atuar confere autonomia às representações regionais, agilidade no atendimento, mecanismos mais eficientes de controle, acompanhamento e participação.
Atribuições das Superintendências Regionais
De maneira geral, as Superintendências Regionais estão capacitadas a:
Conduzir os procedimentos de licenciamento de atividades de baixo impacto ambiental;
Fazer o monitoramento e a classificação da qualidade ambiental dos municípios e a divulgar esses dados à sociedade;
Exercer a fiscalização ambiental;
Acompanhar os procedimentos de licenciamento ambiental das prefeituras conveniadas;
Fazer parcerias com os municípios em atividades concernentes à gestão ambiental.
São 10 Superintendências Regionais (SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA BAÍA DA ILHA GRANDE / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL BAÍA DE SEPETIBA / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO MÉDIO PARAÍBA DO SUL / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO PIABANHA / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA BAÍA DE GUANABARA / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL LAGOS SÃO JOÃO / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL RIO DOIS RIOS / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL MACAÉ E RIO DAS OSTRAS / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO BAIXO PARAÍBA DO SUL / SERVIÇO DE APOIO AO NOROESTE)
Nossa Região tem a:
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO BAIXO PARAÍBA DO SUL
Bacias Hidrográficas correspondentes:
Bacia do Muriaé, Bacia do Pomba, Bacia do Pirapetinga, Bacia do Córrego do Novato e adjacências, Pequenas bacias da margem esquerda do Baixo Paraíba do Sul, Bacia do Cacimbas, Bacia do Muritiba, Bacia do Coutinho, Bacia do Grussaí, Bacia do Iquipari, Bacia do Açu, Bacia do Pau Fincado, Bacia do Nicolau, Bacia do Preto, Bacia do Preto Ururaí, Bacia do Pernanbuco, Bacia do Imbé, Bacia do Córrego do Imbé, Bacia do Prata, Bacia do Macabu, Bacia do São Miguel, Bacia do Arrozal, Bacia da Ribeira, Bacia do Marapebus.
Abrange totalmente os municípios de Quissamã, São João da Barra, Cardoso Moreira, Italva, Cambuci, Itaperuna, São José de Ubá, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Natividade, Miracema e Laje do Muriaé; e parcialmente os municípios de Trajano de Moraes, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Santa Maria Madalena, São Francisco de Itabapoana, Campos do Goytacazes, Porciúncula, São Fidélis e Varre-Sai.
SERVIÇO DE APOIO AO NOROESTE
Bacias Hidrográficas correspondentes:
Bacia do Itabapoana, Bacia do Guaxindiba, Bacia do Buena, Bacia do Baixo do Arroz e Bacia do Guriri.
Abrange totalmente os municípios de Bom Jesus do Itabapoana; e parcialmente os municípios Porciúncula, Campos dos Goytacazes, Varre-Sai e São Francisco de Itabapoana.
------------------
ESPELHO DO PROGRAMA DESTA SEXTA-FEIRA (20/01/2012)
Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br)
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/