Nesta segunda, faremos um resumo, de como foi a Festa de Santo Amaro
Carlos Grevi / Ururau
Nesta segunda-feira (16/01), o De Olho na Cidade fará um resumo do que ocorreu no final de semana e principalmente como foi a Festa de Santo Amaro.
A tradicional Festa de Santo Amaro, que começou na quinta-feira (12/01) com a parte religiosa, teve seu ponto alto neste domingo (15), dia do Padroeiro da Baixada, quando foi realizada a tradicional cavalhada, que simula a luta entre mouros e cristãos. Milhares de romeiros vieram mostrar sua fé caminhando a pé de Campos ao distrito, o primeiro circuito religioso do estado do estado do Rio de Janeiro, criado pela Prefeita Rosinha Garotinho. Exemplo dos amigos Jorge Paulo, segurança de 29 anos; e o eletricista Igor Manhães, 19, que saíram de Campos às 17h30 e chegaram a Santo Amaro às 0h30.
A prefeitura colocou pontos de apoio na BPRV, em Mineiros e Baixa Grande, com um guia de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, orientando os romeiros. Jorge Paulo disse que há quatro anos faz a peregrinação. "A primeira promessa que fiz eu pedi um emprego e consegui. Enquanto tiver saúde eu vou vir. A estrutura da prefeitura está muito boa. Tinha ambulância, Guarda, Polícia e Bombeiro na estrada. Perguntavam se estava precisando de alguma coisa", contou. Igor Manhães, que veio pela primeira vez de Campos a Santo Amaro a pé, falou que segue uma tradição familiar. "Nos anos anteriores eu vinha de Farol. Minha família sempre veio. Estou seguindo a tradição. Prometeu tem de cumprir", afirmou o romeiro.
Neste sábado (14), após a missa das 19h, houve show com o cantor católico de Santo Amaro, Alexandre Alves. A programação da Festa de Santo Amaro teve a sua primeira missa da madrugada às 3h, seguidas de missas às 5h, 7h, 9h, 11h e 13h. Depois da cavalhada, às 16h, será realizado o desfile de bandeiras. Às 18h, haverá a procissão. Logo após missa solene com o Padre Ramiro, da Igreja Nossa Senhora das Graças, de Baixa Grande. Neste domingo (15), às 22h, show com o cantor católico Toni Allyson; e nesta segunda-feira (16), também às 22h, show com o grupo de pagode Pixote. A festa tem total apoio da Fundações Trianon e Oswaldo Lima, Guarda Civil Municipal, Divisão de Posturas, Serviços Públicos, Campos Luz e Codemca.
ESPELHO DO PROGRAMA DESTA SEGUNDA-FEIRA (16/02/2012)
Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br)
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/