terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ESPELHO DE QUARTA (18/01) / ENTREVISTADOS

Faetec lança mais de 9.454 mil vagas em cursos profissionalizantes

Divulgação

Coordenadora Pedagógica estará no Programa


mais
 menosCoordenadora Pedagógica estará no Programa

Nesta quarta-feira (18/01), estaremosd recebendo a Coordenadora Pedagógica do Pólo Avançado Faetec Norte e Noroeste Fluminense, Gilda Neto, que irá destacar o lançamento de mais de 9.454 mil vagas em cursos profissionalizantes do Norte e Noroeste do Estado.


2012 começa com inscrições abertas e com a maior oferta de vagas nos cursos gratuitos profissionalizantes já realizada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), órgão ligado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Ao todo, são 9.454 vagas para cursos em Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) e outras unidades da Rede no Norte e Noroeste do Estado. Para se ter uma idéia, só no primeiro trimestre, as unidades de Campos, Macaé e São João da Barra representarão 47% no total de vagas oferecidas pela Rede na região, ou seja, 4.362 oportunidades de colocação no mercado de trabalho.


Os cursos em destaque nas unidades de abrangência do Pólo Avançado da Faetec Norte e Noroeste Fluminense são os de Serralheiro de Alumínio, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Programador de Sistemas (Visual Basic e ACCESS), Operador de Editoração Eletrônica, Programador Web, Auxiliar em Administração de Redes, Modelista, Operador de Telemarketing, Promotor de Vendas, Almoxarife, Montagem e Manutenção de Computadores, Informática I, Espanhol e Inglês, Análise de Dados com Excel, AUTO CAD 3D, Operador de Logística Portuária, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, NRs 10/11/12, Caldeireiro, Soldador e de Inspetor de Solda.


Com a implantação de grandes empreendimentos no Estado, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado e o Complexo Portuário do Açu, este que possui investimentos de 36 bilhões de dólares e a previsão de gerar 50 mil empregos diretos e indiretos, a Faetec está respondendo o chamado dos setores produtivos neste processo de mudança regional, qualificando mão-de-obra técnica, capacitada e consciente do futuro. No total, 112.090 vagas imediatas em cursos profissionalizantes foram abertas em todo Estado, um número é inédito na história da Faetec, que tem o maior programa de educação profissional gratuita do país. Com a abertura de mais 40 mil oportunidades em maio, 90 mil em julho e outras 40 mil em outubro, a estimativa é que, até o fim do ano, 280 mil vagas sejam disponibilizadas em todas as unidades da Faetec.



Expectativas
Na opinião do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, não faltará mão-de-obra qualificada no Estado. "Cerca de 60% da população fluminense empregada passou por algum tipo de qualificação e isso mostra a importância do nosso trabalho. Hoje, no Estado, há 3,7 milhões de pessoas entre 16 e 30 anos, sendo que 500 mil têm nível superior e outras 700 mil já estão empregadas. Com a oferta de 280 mil vagas de ensino profissionalizante até o final de 2012, a média será de uma pessoa especializada a cada 10. Posso garantir que, no fim de 2014, a expressão "apagão de mão-de-obra" não vai existir no Estado do Rio de Janeiro", afirmou Cardoso.


Já o presidente da Faetec, Celso Pansera, ressalta o quanto é fundamental a qualificação profissional na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. "A Faetec atua exatamente na qualificação profissional com excelência e compromisso. O Estado do Rio de Janeiro está em franca expansão na oferta de empregos e precisamos formar gente capacitada para suprir o apagão de mão de obra no estado", afirmou. Para o Coordenador do Pólo Avançado da Faetec Norte e Noroeste Fluminense, professor Etevaldo Pessanha, agora mais do que nunca, é preciso refletir sobre a Educação Profissional e Tecnológica como um instrumento essencial para uma melhor qualidade de vida.


— O momento é de oportunidade e para sermos competitivos, temos que inovar sem deixar de provocar o setor produtivo para dar a sua contribuição nesta dinâmica de mudança. A Faetec está investindo na formação técnica como uma opção coerente e eficaz para um posicionamento efetivo do profissional no mercado de trabalho. Desta maneira, teremos novos profissionais com visão empreendedora através da educação profissional e tecnológica para atender as novas demandas sobre a mão-de-obra local, privilegiando sempre uma melhor qualidade de vida. Este é o futuro que já é presente, e por isso, temos que adotar, desde agora, o slogan "este emprego é meu" para aproveitarmos as oportunidades de crescimento do Porto do Açu e de outros empreendimentos que chegam rapidamente ao Rio de Janeiro — declarou o professor Etevaldo.
 
Inscrições
As inscrições começaram no dia 10 de janeiro, e seguem até o próximo dia 30. O sorteio das vagas, aberto ao público, ocorrerá no dia 31. A listagem será divulgada no site da Faetec no dia seguinte, 1º de fevereiro. A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 1º a 17 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 27 de fevereiro. Até o dia 6 de março, haverá a reclassificação das vagas remanescentes.


A inscrição deverá ser feita somente pela internet, no sitewww.faetec.rj.gov.br/sca. Quem não tiver acesso à rede pode procurar qualquer unidade da Faetec, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP para efetivar a inscrição.


Os sorteados deverão comparecer à unidade escolar do curso para o qual foi sorteado levando certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade, conforme o pré-requisito do curso pretendido. O candidato que não comprovar as informações solicitadas no ato da matrícula terá sua inscrição cancelada.


Lista de vagas por unidades da Faetec no Norte e Noroeste Fluminense:


CVT Cerâmica - 756
CVT Solda – 496
CVT Miracema – 1.295
Cetep São Fidélis – 579
Cetep Santo Antonio de Pádua – 670
Cetep São João da Barra – 1.390
Cetep Macaé – 995
Cetep Laje do Muriaé – 1.008
Cetep Itaperuna – 860
Cetep Itaocara – 687
Cetep Campos – 725


Total de vagas: 9.459
-------------------------------------------


Também iremos receber o Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), Jivago Vieira Faria que irá destacar, como é feita a utilização do local pela poipulação.


O Camping da praia do Farol já se tornou, ao longo dos anos, um bom atrativo para visitantes que querem agregar, ao seu lazer, comodidade e segurança. Com diárias individuais de R$ 8 e de barracas ao preço de R$ 5, o camping da praia campista conta com espaço e os interessados devem se dirigir à administração daquele espaço público para cadastro. Os que desejarem fechar um pacote mínimo de 30 dias terão um desconto especial de 15% do valor total da permanência.
-------------------------------------------


ESPELHO DO PROGRAMA DE QUARTA-FEIRA (18/01/2012)





Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/