Nesta terça-feira (13/12), dando sequência ao Especial "O QUE VOCÊ FEZ EM 2011?", receberemos o presidente da Câmara Municipal, o vereador Nelson Nahim Matheus de Oliveira (PPL), que irá falar sobre os seus feitos neste ano e conversará sobre outros assuntos referentes a está temporada de 2011, na política da cidade.
Biografia
Vereador em seu quarto mandato, a vida política de Nelson Nahim começou quando ele exerceu cargos de Subsecretário Municipal de Fazenda (1991/1992) no primeiro governo do então prefeito de Campos, Anthony Garotinho. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Campos, sua grande paixão é o rádio, tendo trabalhado como radialista nas emissoras Continental, Difusora e Cultura.
Em 1996 foi eleito vereador e no segundo mandato (2001/2004), ganhou prêmios como o “Destaque de Excelência Administrativa e Política 2001”, oferecido somente a apenas 100 vereadores no 14º Encontro Nacional de Presidente de Câmaras Municipais. Foi presidente da Câmara por duas vezes (1999/2000) e (2001/2002).
Entre os diversos projetos de lei de sua autoria, o destaque é a lei 6652/98 que estabelece o tempo mínimo de 20 minutos para a espera nas filas dos bancos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou pós-feriados. Foram muitos projetos de lei, indicações, expedientes, convênios e solicitações comunitárias que concederam benefícios a um número incalculável de cidadãos.
Nelson Nahim sempre se preocupou em interagir o povo com o Poder Legislativo, por isso criou o projeto Câmara Itinerante, em 2001, realizando sessões em locais afastados da cidade. Em seguida, cedeu um espaço democrático para a sociedade ao final das sessões, a Tribuna Livre. Outro meio utilizado para aproximar a Câmara da população em sua gestão como presidente foi à internet, através da parceria com a Alerj. A Câmara de Campos foi a primeira do Estado a disponibilizar no portal Intercâmaras leis e demais informações sobre o funcionamento do legislativo.
De grande importância social afirmaria o trabalho realizado em prol de pessoas portadoras de deficiências especiais. Nelson Nahim foi o fundador da APAE em Campos, em 1996, e com apoio de sua esposa Nélia promove encontros com mães e eventos beneficentes para angariar recursos para a instituição, da qual já foi presidente.
Presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte/Tecnorte) em 2005/2006, Nelson Nahim abdicou do cargo para exercer seu terceiro mandato como vereador, e tem como prioridade servir a população campista. Em 2010, foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral para assumir a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, exercendo a função de prefeito interino durante quase seis meses.
Neste período, não mediu esforços e contribuiu o máximo que pôde para o bem-estar da população campista que tanto se orgulha. No final do mesmo ano, retorna ao legislativo e, atualmente, é presidente reeleito por unanimidade para o biênio 2011/2012 da Câmara Municipal.
***************************
Também teremos a honra de receber o vice-prefeito de Campos, Francisco Arthur de Souza Oliveira (Doutor Chicão), que irá falar sobre um cargo importante que ele exerce no Governo Rosinha, o de presidente da Fundação Municipal de Saúde. Dr. Chicão destacará a integração do HGG (Hospital Geral de Guarus) e HFM (Hospital Ferreira Machado).
Doutor Chicão: integração do HGG e HFM é fundamental
O vice-prefeito e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Doutor Chicão, percorreu nesta quarta-feira (07/12), as dependências do Hospital Geral de Guarus (HGG), acompanhado do diretor da unidade, Edson Batista. Eles estiveram em setores, como enfermarias e a pediatria. Segundo o vice-prefeito, a proposta é dar continuidade ao planejamento do hospital para 2012, iniciado semana passada, quando também esteve no HGG, o secretário de Obras e Urbanismo, Edílson Peixoto, acompanhado de técnicos.
Doutor Chicão disse que as reuniões têm sido de rotina, com a direção do HGG e do HFM. “Através destes encontros buscamos levantar e corrigir problemas que possam estar ocorrendo. Isso é fundamental, pois os dois hospitais têm um potencial de atendimento enorme e estamos buscando ampliá-lo”, disse Chicão.
- Estamos trabalhando, sobretudo, para integrar os dois hospitais, isso é fundamental - destacou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, se referindo ainda, ao Hospital Ferreira Machado.
De acordo com o diretor do HGG, esta integração dentro do Sistema Único de Saúde no município visa a disponibilizar à população de Campos serviços que os dois hospitais são capazes de oferecer. “Esta integração é muito importante para a população do município”, frisou Edson Batista.
***************************
ESPELHO DO PROGRAMA DESTA TERÇA (13/12/2011)
Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br)
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/