terça-feira, 24 de abril de 2012

Campos Folia começa nesta sexta no Cepop e nesta quarta no 'De Olho'

Campos Folia começa nesta sexta no Cepop e nesta quarta no 'De Olho'

Leonardo Berenger

Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop)


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O Campos Folia está chegando e o 'De Olho na Cidade' bota o bloco na rua. Osecretário de Cultura, Orávio de Campos, irá ao Programa para informar que 33 pessoas estão trabalhando desde a noite de quinta-feira (19/04), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) para deixar tudo pronto para o Campos Folia 2012. O carnaval fora de época será realizado a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29). Outras informações sobre o Campos Folia serão dadas pelo secretário Orávio no Programa desta quarta-feira.


- Acredito que teremos um carnaval de primeira categoria. Fizemos uma convocação para que todas as escolas viessem na quinta-feira para fazer o treinamento e o reconhecimento de pista, que é uma coisa comum. Apenas se interessou a Ururau da Lapa, que trouxe sua comissão de frente para o Cepop – diz Orávio.


O coreógrafo da comissão de frente da Escola de Samba Ururau da Lapa, Pedro Fagundes, conta que a escola do bairro da Lapa está inovando este ano. "Vamos trazer para o carnaval de Campos, uma novidade. Apresentaremos com nossa comissão de frente, um espetáculo de teatro e dança de uma coreógrafa alemã, conhecido como pinabouch, que associa o movimento à emoção", explica o coreógrafo.


- Teremos também uma grande surpresa. Nossa comissão de frente contará a história do Ururau da Lapa, um dos livros de Osório Peixoto, que dá nome ao Cepop, e é o enredo da nossa escola. Traremos de maneira inusitada, pessoas fantasiadas dos personagens do Ururau da Lapa, como a Sinhazinha, o Negro Latifundiário, o Preto Velho, os capatazes, as Mucamas, o Bispo e os Anjos – adianta Fagundes.



Comissões julgadora e executiva nos desfiles
As comissões julgadora e executiva do Campos Folia já foram preparadas pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) para atuar durante os dias de Carnaval fora de época, na sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29). Segundo o presidente da Fundação, Jorge Luiz dos Santos, que também será nosso entrevistado nesta quarta, os dois tipos de julgamento são importantes para a maior profissionalização do Carnaval de Campos. Os nomes dos membros das comissões serão divulgados na próxima quinta-feira (26).


A empresa responsável pelas comissões já atuou em carnavais de diversos pontos do Brasil, entre eles, Brasília, Florianópolis e na cidade de Macaé, no estado Rio de Janeiro. A comissão julgadora ficará responsável pela verificação do trabalho artístico do desfile das escolas de samba, levando em conta quesitos como mestre-sala e porta bandeira, alegoria, adereços, comissão de frente, samba enredo, evolução, harmonia, bateria, fantasia e conjunto.


Já a comissão executiva vai ficar responsável por fazer cumprir o regulamento do Carnaval e os membros vão se localizar nas áreas de concentração e dispersão, verificando cumprimento de horários, integrantes de alas e bateria.


- A importância destas comissões é a maior profissionalização do Carnaval de Campos que primeiro, precisa cumprir as regras do regulamento, a partir do cumprimento, as outras formas de evolução são consequência.  Os membros das comissões são pessoas que tem vivência no carnaval e trabalham em áreas da cultura, como artistas plásticos, músicos e professores de dança – destaca o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares.



Ambulantes se inscrevem para Campos Folia até está quarta
Os vendedores ambulantes que já são cadastrados junto à prefeitura, através da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, têm o dia de hoje (quarta-feira, 25) para providenciarem suas inscrições naquele setor público com vistas à comercialização de seus produtos no Campos Folia 2012.
             
O evento, que acontecerá na passarela do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, entre os dias 27 e 29, terá à disposição dos ambulantes, 30 espaços destinados aos chamados "circulantes", 40 vagas que serão preenchidas entre os vendedores autônomos instalados em barracas padronizadas com venda de comestíveis e bebidas e, ainda, outras 10 novas vagas para os que venderão, entre o público presente, churros, pipocas, açaí, tapioca, caldo de cana e crepes.
             
O atendimento, conforme disse o responsável pelo órgão, Leonardo Simões, está já sendo feito nesta manhã de terça-feira desde às 9h e prosseguirá até às 17h, com intervalo de almoço das 12h às 14h. Ele ressalta ainda que, a partir da inscrição, os futuros ocupantes dos espaços dentro da área do Cepop e que poderão já se instalarem desde as primeiras horas da sexta-feira (27), terão a confirmação dada por ele próprio na quinta-feira (26) às 10h.
           
- Eu estarei pessoalmente providenciando o sorteio dos que deterão as vagas em aberto, bem como ainda a localização dos mesmos no Centro de Eventos. Antes, tínhamos um atendimento prévio com inscrição via telefone aqui para o setor e, posteriormente, havia a confirmação presencial. Agora, tudo é feito com a participação dos inscritos - confirmou Simões. 


Definida ordem dos desfiles do Campos Folia
O sorteio para a ordem dos desfiles do Campos Folia foi realizado na segunda-feira (26/03), durante reunião do secretário de Cultura, Orávio de Campos, com as sociedades carnavalescas listadas para desfilar. O evento será realizado nos dias 27,28 e 29 de abril, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, inaugurando uma nova era para o carnaval campista. Também foi aprovado na reunião, o regulamento do Campos Folia, assinado pelos representantes das entidades carnavalescas.


- As escolas e os blocos que obtiverem o primeiro e segundo lugares, além de receber os troféus, ainda terão direito a uma ajuda de custo para desfilar no dia 5 de maio, a partir das 20h, no Desfile das Campeãs, reunindo ainda, escolas e blocos convidados para esta grande festa carnavalesca - informa o secretário de Cultura.


No próprio regulamento estão inseridas normas que chamam atenção de todos para a prestação de contas, dentro do prazo de validade do convênio que todos estão assinando com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, bem como as novas responsabilidades que todos deverão ter com relação ao uso das verbas públicas com seus desfiles.


ORDEM DOS DESFILES


Dia 27 – Sexta feita – Blocos de Samba
        
1)    Juventude da Baleeira
2)    Castelo do Parque Aurora
3)    Psicodélicos;
4)    Chuva de Ouro;
5)    União Feliz;
6)    Caprichosos de Guarus;
7)    Unidos do Capão – BRUC.


Dia 28 – Sábado – Escolas de Samba


1)    Madureira do Turfe;
2)    Cidade Luz;
3)    Onça no Samba;
4)    Mocidade Louca;
5)    Boi Sapatão;
6)    Ururau da Lapa.


Dia 29 – Domingo – Escolas de Samba


1)    Alvi-Anil;
2)    Império da Baixada;
3)    Amigos da Farra;
4)    União da Esperança;
5)    Ás de Ouro.  
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ESPELHO DO PROGRAMA DE QUARTA-FEIRA (25/04/2012)




Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Programa receberá o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio

Programa receberá o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio

Reprodução

Falta de medicamentos em alguns postos da cidade será o destaque


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 menosFalta de medicamentos em alguns postos da cidade será o destaque

Nesta sexta-feira (20/04), iremos receber o secretário de saúde de Campos, Geraldo Augusto Pinto Venâncio, para destacar entre outros assuntos, a falta de medicamentos em alguns postos da cidade, entre outros assuntos.


Saúde orienta usuários sobre medicamentos de baixa validade
A Secretaria de Saúde está alertando os usuários da Farmácia Municipal quanto aos medicamentos de baixa validade (termo técnico para remédios com validade próxima do vencimento). Por lei, medicamentos dentro da validade de consumo não podem deixar de ser entregues, mas o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) tem verificado que vários usuários retiram medicamentos da Farmácia e não seguem a orientação médica quanto à posologia (quantidade diária do remédio a ser consumida).


- Muitas vezes verificamos que a prescrição é para o paciente usar o medicamento por um período específico, tantas vezes por dia, e ele acaba não tomando a quantidade ou a dosagem prescrita, ficando com o remédio além do prazo indicado para o uso e já com a validade vencida - explica a coordenadora do DAF, Bruna Araújo.


Conforme a coordenadora, em cada receita vem a indicação do medicamento, com a posologia e o tempo em que o remédio deve ser usado. "Por exemplo, o médico prescreve três comprimidos de Codex diariamente, por um mês. O usuário apresenta a receita e recebe sete caixas de Codex, pois cada caixa vem com 12 comprimidos. Quando o paciente retirou o medicamento da farmácia, ele tinha mais três meses de validade. Aí, o paciente, ao invés de tomar três comprimidos/dia, toma um ou não toma o remédio todos os dias. Vai expirar o prazo de validade e o paciente vai ter em casa um medicamento vencido", explica.


 Para que não aconteçam mais casos como o exemplificado, todo medicamento de baixa validade receberá carimbo, com orientação do farmacêutico do Departamento, dando ciência ao usuário do prazo em que o medicamento deve ser consumido.


- A orientação da Secretaria de Saúde, em conformidade com a orientação do próprio Ministério da Saúde, é que todos os usuários que estejam com medicamentos vencidos devolvam o produto em qualquer farmácia. Também as equipes do Departamento de Assistência Farmacêutica, que funciona na sede da secretaria, estão à disposição dos usuários que tiverem qualquer dúvida sobre o assunto - destaca a coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica.
 
Farmácia Municipal – A Secretaria de Saúde ampliou de 136 itens (em 2008) para 339, a quantidade de medicamentos disponibilizados pelo município à população. Dos 339 itens da Farmácia Municipal, 238 são medicamentos da Farmácia Básica (incluindo os controlados) e 101 são medicamentos sujeitos a processos administrativos. 
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Nesta sexta também chegará a Banca do Coliseu, a 11ª edição do Informativo, impresso do 'De Olho na Cidade', que destaca as novas datas para as provas do Concurso Público de Campos.
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ESPELHO DO PROGRAMA DESTA SEXTA-FEIRA (20/04/2012)





Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br
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quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nesta quinta-feira é o Dia do Índio, conheça mais sobre o Goytacá

Reprodução

Dia do índio, 19 de abril

Dia do índio, 19 de abril

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Nesta quinta-feira (19/04), aniversário do apresentador Victor Montalvão (27 anos), é o Dia do Índio. O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.


A nossa cidade tem em suas origens, o índio Goytacá. E para conhecer mais sobre os primeiros habitantes de nossa região, conversamos com o diretor de Pesquisa da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Hélvio Cordeiro, que contou mais sobre os índios que habitaram este chão.


O rei de Portugal D. João III doou as terras entre o Cabo de São Thomé e Cabo Frio a Pero de Góes, que aqui desembarcou em 1539. A Capitania de São Thomé tinha 30 léguas de costa, e, para colonizá-la, Pero convidou o amigo Martim Garcia, alguns parentes e dez ou vinte colonos. Eles fundaram uma povoação entre os rios Itabapoana e Paraíba do Sul, na região do atual município de São João da Barra, batizando-a de Vila da Rainha, onde plantaram as primeiras mudas de cana-de-açúcar do estado. Segundo o frei Vicente do Salvador, que escreveu uma história do Brasil em 1627, a povoação esteve bem nos dois primeiros anos.


Depois, os índios se insurgiram e atacaram o povoado durante cinco ou seis anos, intercalados por breves tréguas. O fidalgo não suportou a sequência de ataques e partiu com sua gente para o Espírito Santo, usando embarcações que lhe emprestou o negociante Martim Ferreira. Num dos trechos do livro, o padre diz o seguinte: "No distrito desta terra dos Aitacazes, que é toda baixa e alagadiça, estes gentios vivem mais à maneira de homens marinhos do que terrestres; e assim nunca se poderão conquistar [...] porque quando se tenta colocar as mãos neles, metem-se dentro das lagoas, onde não há entradas a pé nem a cavalo; são grandes nadadores e a braços tomam peixe, ainda que sejam tubarões, para o que levam um pau de mais ou menos um palmo que lhes metem na boca direito, e como o tubarão fique com a boca aberta, [...] com a outra mão lhe tiram as entranhas. [...] Os levam para a terra não tanto para os comerem, mas para dos dentes fazerem as pontas de suas flechas, que são peçonhentas e mortíferas, e para provarem força e ligeireza. Dizem que as provam com os veados nas campinas, tomando-os a punhos, e ainda com os tigres e onças e outros ferozes animais. "Estas e outras incríveis coisas se contam deste gentio, creia-as quem quiser, porque nunca foi alguém ao seu poder que retornasse com vida para contar". Na 'Historie Pittoresque des Voyages', também faz outro relato assustador sobre os Goitacás, que seriam canibais que adoravam carne européia.


Diz parte do texto: "Os Ouetacás não cessam de guerrear seus vizinhos e não recebem estrangeiros entre eles para negociarem. Quando eles não se julgam mais fortes, fogem com ligeireza comparável à dos veados. Seu porte sujo e asqueiroso, seu olhar feroz e sua fisionomia brutal fazem dele o povo mais odioso do Universo; ele se distingue da maior parte dos indígenas do Brasil pela sua cabeleira a qual deixam cair pelas costas e só cortam um pequeno círculo na fronte. Sua linguagem não parece com as dos mais próximos vizinhos. Não se trata com eles senão de longe e sempre com a arma em punho, para reprimir pelo medo um apetite desordenado que se excita neles à vista da carne branca dos europeus.


As permutas se fazem à distância de cem passos, quero dizer, de uma a outra parte se leva a um lugar igualmente distanciado as mercadorias. Amostram-nas de longe, sem pronunciar uma palavra e cada um deixa ou toma o que lhe convém. Mais parece que a desconfiança é recíproca e que, se os portugueses temem serem devorados, os Ouetacás não temem menos a escravidão". Como se vê, tudo o que norteava a atitude arredia dos índios de Campos era a manutenção de sua soberania e liberdade.


Aos portugueses, qualquer ato que impedisse a colonização era tido como criminoso, razão pela qual tão facilmente se disseminaram as histórias de canibalismo. Se um índio fosse pego cortando uma cana ou um cacho de bananas, atos que para ele eram o costume desde tempo imemoriais, seria logo castigado ou escravizado; sem compreender a punição, os índios, logo que se soltavam, retornavam à tribo para dar conta da violência que sofreram, despertando o compreensível clamor de vingança entre os seus. Os Goitacás, então, atacavam os telhados dos colonos, feitos de palha, com flechas incendiárias, para depois alvejarem seus moradores.


RITUAIS DE GUERRA
A verdade sobre o apetite de carne humana: havia entre os índios da região, Goitacás ou não, a tradição de comer a carne e beber o sangue do inimigo derrotado, tanto para reincorporar à tribo o espírito de antepassados mortos pelo inimigo, quanto para dar coragem aos novos guerreiros. O capturado era engordado e tinha à disposição uma índia que lhe prestava os mais diversos serviços até o dia da execução. Nesse dia, toda a tribo bebia e dançava, inclusive o prisioneiro, que depois tinha o corpo atado. Era levado às tribos vizinhas, onde podia contar como já havia amarrado seus inimigos e como sua tribo viria vingar sua iminente morte. De volta à tribo Goitacá, ao prisioneiro era dado um monte de pedras, e os guardas diziam: "que antes de sua morte lhe seja concedido o direito de se vingar!"


O prisioneiro podia atirar as pedras nos dominadores, e várias pessoas saíam feridas neste ritual. Descarregada a raiva, o executor, que até então se mantinha oculto, se aproximava armado da 'tangapemma', um tacape todo enfeitado com penas. O carrasco indagava ao prisioneiro se era verdade que ele tinha matado e comido alguns companheiros, e era a glória do quase morto lançar um último desafio: "Dá-me a liberdade e eu te comerei a ti e aos teus!" Assumido o 'crime', o golpe com a pesada clava era desferido neste momento, e a índia que cuidara do prisioneiro se aproximava para chorar um pouco. Ela mesma, entretanto, se serviria daquela carne mais tarde. Outras mulheres lavavam e cortavam o corpo, esfregando o sangue nas crianças para nelas criar bravura. Os portugueses também se assustavam com a grande quantidade de ossadas que viam pela tribo e que os Goitacás tinham orgulho de mostrar. Mas tudo não passava de ritual de guerra, repetido por gerações e gerações até o extermínio dos indígenas.


CAÇADORES HOSPITALEIROS
Os Goitacás sempre foram hospitaleiros com náufragos e fugitivos, além de convidarem tribos amigas para suas festas. Veneravam um ser supremo, Tupã, ao qual se dirigiam com voz de lamento nas ocasiões de trovoadas. Os colonizadores de tudo fizeram para exterminar os antigos habitantes da planície, dando a eles até roupas de doentes para que morressem em grande quantidade, muitas vezes a tribo inteira. Para a história dominante, os colonizadores foram heróis que desbravaram uma terra selvagem, enquanto os índios eram apenas animais que se alimentavam de carne humana. Como vimos, a realidade não foi bem essa, e, se alguém teve os direitos desrespeitados, foram os índios, expulsos do lugar que sempre habitaram.


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ESPELHO DO PROGRAMA DESTA QUINTA-FEIRA (19/04/2012)





Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br
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