terça-feira, 24 de abril de 2012

Campos Folia começa nesta sexta no Cepop e nesta quarta no 'De Olho'

Campos Folia começa nesta sexta no Cepop e nesta quarta no 'De Olho'

Leonardo Berenger

Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop)


mais
 menosCentro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop)

O Campos Folia está chegando e o 'De Olho na Cidade' bota o bloco na rua. Osecretário de Cultura, Orávio de Campos, irá ao Programa para informar que 33 pessoas estão trabalhando desde a noite de quinta-feira (19/04), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) para deixar tudo pronto para o Campos Folia 2012. O carnaval fora de época será realizado a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29). Outras informações sobre o Campos Folia serão dadas pelo secretário Orávio no Programa desta quarta-feira.


- Acredito que teremos um carnaval de primeira categoria. Fizemos uma convocação para que todas as escolas viessem na quinta-feira para fazer o treinamento e o reconhecimento de pista, que é uma coisa comum. Apenas se interessou a Ururau da Lapa, que trouxe sua comissão de frente para o Cepop – diz Orávio.


O coreógrafo da comissão de frente da Escola de Samba Ururau da Lapa, Pedro Fagundes, conta que a escola do bairro da Lapa está inovando este ano. "Vamos trazer para o carnaval de Campos, uma novidade. Apresentaremos com nossa comissão de frente, um espetáculo de teatro e dança de uma coreógrafa alemã, conhecido como pinabouch, que associa o movimento à emoção", explica o coreógrafo.


- Teremos também uma grande surpresa. Nossa comissão de frente contará a história do Ururau da Lapa, um dos livros de Osório Peixoto, que dá nome ao Cepop, e é o enredo da nossa escola. Traremos de maneira inusitada, pessoas fantasiadas dos personagens do Ururau da Lapa, como a Sinhazinha, o Negro Latifundiário, o Preto Velho, os capatazes, as Mucamas, o Bispo e os Anjos – adianta Fagundes.



Comissões julgadora e executiva nos desfiles
As comissões julgadora e executiva do Campos Folia já foram preparadas pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) para atuar durante os dias de Carnaval fora de época, na sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29). Segundo o presidente da Fundação, Jorge Luiz dos Santos, que também será nosso entrevistado nesta quarta, os dois tipos de julgamento são importantes para a maior profissionalização do Carnaval de Campos. Os nomes dos membros das comissões serão divulgados na próxima quinta-feira (26).


A empresa responsável pelas comissões já atuou em carnavais de diversos pontos do Brasil, entre eles, Brasília, Florianópolis e na cidade de Macaé, no estado Rio de Janeiro. A comissão julgadora ficará responsável pela verificação do trabalho artístico do desfile das escolas de samba, levando em conta quesitos como mestre-sala e porta bandeira, alegoria, adereços, comissão de frente, samba enredo, evolução, harmonia, bateria, fantasia e conjunto.


Já a comissão executiva vai ficar responsável por fazer cumprir o regulamento do Carnaval e os membros vão se localizar nas áreas de concentração e dispersão, verificando cumprimento de horários, integrantes de alas e bateria.


- A importância destas comissões é a maior profissionalização do Carnaval de Campos que primeiro, precisa cumprir as regras do regulamento, a partir do cumprimento, as outras formas de evolução são consequência.  Os membros das comissões são pessoas que tem vivência no carnaval e trabalham em áreas da cultura, como artistas plásticos, músicos e professores de dança – destaca o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares.



Ambulantes se inscrevem para Campos Folia até está quarta
Os vendedores ambulantes que já são cadastrados junto à prefeitura, através da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, têm o dia de hoje (quarta-feira, 25) para providenciarem suas inscrições naquele setor público com vistas à comercialização de seus produtos no Campos Folia 2012.
             
O evento, que acontecerá na passarela do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, entre os dias 27 e 29, terá à disposição dos ambulantes, 30 espaços destinados aos chamados "circulantes", 40 vagas que serão preenchidas entre os vendedores autônomos instalados em barracas padronizadas com venda de comestíveis e bebidas e, ainda, outras 10 novas vagas para os que venderão, entre o público presente, churros, pipocas, açaí, tapioca, caldo de cana e crepes.
             
O atendimento, conforme disse o responsável pelo órgão, Leonardo Simões, está já sendo feito nesta manhã de terça-feira desde às 9h e prosseguirá até às 17h, com intervalo de almoço das 12h às 14h. Ele ressalta ainda que, a partir da inscrição, os futuros ocupantes dos espaços dentro da área do Cepop e que poderão já se instalarem desde as primeiras horas da sexta-feira (27), terão a confirmação dada por ele próprio na quinta-feira (26) às 10h.
           
- Eu estarei pessoalmente providenciando o sorteio dos que deterão as vagas em aberto, bem como ainda a localização dos mesmos no Centro de Eventos. Antes, tínhamos um atendimento prévio com inscrição via telefone aqui para o setor e, posteriormente, havia a confirmação presencial. Agora, tudo é feito com a participação dos inscritos - confirmou Simões. 


Definida ordem dos desfiles do Campos Folia
O sorteio para a ordem dos desfiles do Campos Folia foi realizado na segunda-feira (26/03), durante reunião do secretário de Cultura, Orávio de Campos, com as sociedades carnavalescas listadas para desfilar. O evento será realizado nos dias 27,28 e 29 de abril, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, inaugurando uma nova era para o carnaval campista. Também foi aprovado na reunião, o regulamento do Campos Folia, assinado pelos representantes das entidades carnavalescas.


- As escolas e os blocos que obtiverem o primeiro e segundo lugares, além de receber os troféus, ainda terão direito a uma ajuda de custo para desfilar no dia 5 de maio, a partir das 20h, no Desfile das Campeãs, reunindo ainda, escolas e blocos convidados para esta grande festa carnavalesca - informa o secretário de Cultura.


No próprio regulamento estão inseridas normas que chamam atenção de todos para a prestação de contas, dentro do prazo de validade do convênio que todos estão assinando com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, bem como as novas responsabilidades que todos deverão ter com relação ao uso das verbas públicas com seus desfiles.


ORDEM DOS DESFILES


Dia 27 – Sexta feita – Blocos de Samba
        
1)    Juventude da Baleeira
2)    Castelo do Parque Aurora
3)    Psicodélicos;
4)    Chuva de Ouro;
5)    União Feliz;
6)    Caprichosos de Guarus;
7)    Unidos do Capão – BRUC.


Dia 28 – Sábado – Escolas de Samba


1)    Madureira do Turfe;
2)    Cidade Luz;
3)    Onça no Samba;
4)    Mocidade Louca;
5)    Boi Sapatão;
6)    Ururau da Lapa.


Dia 29 – Domingo – Escolas de Samba


1)    Alvi-Anil;
2)    Império da Baixada;
3)    Amigos da Farra;
4)    União da Esperança;
5)    Ás de Ouro.  
-------------------------------------------------


ESPELHO DO PROGRAMA DE QUARTA-FEIRA (25/04/2012)




Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/