terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESPELHO DE QUARTA (21/12) / ENTREVISTADOS

Secretário de Saúde irá ao Programa, fazer um resumo deste ano de 2011

Divulgação

Paulo Hirano esteve nesta semana na Câmara Municipal, para fala das melhorias na saúde em 2011


mais
 menosPaulo Hirano esteve nesta semana na Câmara Municipal, para fala das melhorias na saúde em 2011

Nesta quarta-feira (21/12) o Programa 'De Olho na Cidade' terá a presença do Secretário Municipal de Saúde de Campos, Paulo Roberto Hirano, que irá destacar tudo o que foi feito no ano de 2011, em uma das pastas mais importantes de qualquer governo.


Paulo Hirano esteve nesta semana na Câmara Municipal, para fala das melhorias na saúde em 2011
As melhorias implementadas pela Prefeita Rosinha Garotinho na Saúde foram reconhecidas pelos vereadores que participaram da prestação de contas na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (19/12). Na ocasião, o secretário Paulo Hirano aproveitou para esclarecer dúvidas dos vereadores quanto a alguns serviços. "Parabenizamos o secretário por vir aqui apresentar as contas e reconhecemos os avanços destacados, pois sabemos da importância dessas informações para a população. Mas não podemos deixar de fazer algumas indagações, que não devem ser vistas como crítica apenas pela crítica", disse a vereadora Odisséia Carvalho.


Entre os questionamentos, o secretário esclareceu sobre a questão do uso de um software específico pela Saúde, que não o disponibilizado pelo governo federal: "O software do Ministério da Saúde não contempla nem 10% das ações realizadas em Campos. Não se trata apenas de um dispositivo, mas de recursos que possibilitaram a informatização de toda a rede de assistência, a compra de mais de 400 máquinas colocadas nas UBSs, nos hospitais, nos centros de referência; na capacitação de pessoal para lidar com o sistema que nos permite a marcação de consultas e exames, a regulação dos serviços. É um sistema cuja implantação não se deu apenas em um momento, ele é contínuo e, a cada aumento de demanda de serviços, ele pode ser ampliado. O sistema é complexo – começa com a inserção de um dado em computador, como um cadastro de usuário em uma UBS, mas vai até o repasse de todos os dados para o Ministério da Saúde".


Sobre a opção pela criação do Emergência em Casa ao invés do Samu, Hirano explicou: "O Samu faz um atendimento regional, o transporte regional de pacientes, atendendo aos moldes do Corpo de Bombeiros, na rua. Para implantar o Samu, Campos teria de ser referência para o atendimento da população de toda a região englobada pelo programa pelo programa federal, teríamos de referendar o atendimento de outras cidades aqui, no município. E isso já acontece hoje, com Campos atendendo a população de diversos municípios. Com o Emergência em Casa, atendemos especificamente a nossa população e com o socorro na casa da pessoa. Já fizemos mais de 33 mil atendimentos e, pelo 192, o programa vem salvando milhares de vidas", falou.


Esclarecidas outras dúvidas, os vereadores se manifestaram, agradecendo os esclarecimentos e destacando diversas ações da Saúde.  "Isso mostra que o governo está no caminho certo e, por isso, tem mais de 80% de aprovação", falou Magal, destacando o fato de o governo Rosinha ter prestado contas em praça pública na última semana.
---------------------------



Também estaremos recebendo o Coordenador do Projeto 'Presépio Vivo', Pedro Carneiro, que irá falar sobre as apresentações que foram realizadas por todo o município e sobre a grande e última apresentação que ocorrerá, no dia 22 de dezembro na Praça do Santíssimo Salvador, às 20 horas, contando a magia da história no nascimento do Menino Jesus.


Em cena, a atriz Janaína Martins viverá Maria e o ator Walter Escovão dará vida ao personagem José. Integram o elenco, Genilce Machadi (Isabel), Jovana Anacleto (narradora), Venilson Martins (anjo), Leandra Leal (narradora). Valdiney Alves, Rodrigo Mendes e Edgard Pereira viverão os Três Reis Magos.


O projeto Presépio Vivo percorreu pelos seguintes locais:


Igreja São Francisco 
Igreja Sagrado Coração de Jesus 
Igreja São João Batista 
Igreja Santa Terezinha 
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Convento) 
Igreja Santo Antônio 
Igreja Presbiteriana de Guarus
Igreja São Benedito  
Igreja São Tomé (Farol) 
Alto do Imbé
Conselheiro Josino


Faltando apenas uma apresentação
22 de dezembro
Auto de Natal do Presépio Vivo – Praça do Santíssimo Salvador – 20h
---------------------------


ESPELHO DO PROGRAMA DESTA QUARTA-FEIRA (21/12/2011)






Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/